sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ler a Dois



Resultado de outra experiência de leitura solidária proposta por um professor de Língua Portuguesa, aos alunos e aos encarregados de educação durante o presente ano lectivo.
Aluna: Laura Borges
Mãe: Cristiane Borges
Opinião: O livro que li com a minha mãe chama-se “As Fadas”, dele lemos dezoito histórias.
Gostámos do livro porque nos proporcionou histórias emocionantes e divertidas que mexeram com a nossa imaginação. Este livro fala sobre muitas fadas, as que mais me chamaram a atenção foram: a fada dos bosques, a fada Silvina, a fada Mesma Paloma, a fada Eulália, a fada das Trinta Horas e Cinquenta e Três, a fada do Arco-Íris, a fada dos Sonhos, a fada Primavera, a fada Outonina e a a fada Invernina.
Estas fadas além de serem divertidas e giras elas protegem a Natureza e os animais e até cuidam das estações do ano.

Apanhados a Ler!


Para além dos bons petiscos, aqui também se lê!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

História Circulante



Continuação da História pela turma do 6º C
Diogo agarrou a liana firmemente e … treque ela soltou-se e no fosso abriu-se uma porta secreta que dava acesso ao castelo, mas Diogo não sabia nadar.
Foi então que apareceu uma fada que lhe disse:
- Se comeres esta alga aprenderás a nadar!
Diogo apesar de desconfiado, acabou por aceitar a proposta. Com surpresa verificou que a alga tinha um sabor fora do comum, mas reparou que os efeitos eram reais. Cheio de energia saltou para a água em direcção à porta. Mas lá dentro encontrou o guardião da entrada que lhe ordenou:
- Alto!!! Aqui só poderás entrar se me trouxeres a caveira dourada.
Diogo decidiu cumprir aquilo que o guardião lhe ordenara embora receoso do que pudesse acontecer.

Ler a Dois



Duas ou três palavras explicativas: apresentamos aqui o resultado de uma experiência de leitura solidária, proposta, por um professor de Língua Portuguesa, aos alunos e aos encarregados de educação durante o presente ano lectivo.

Aluno: Carlos Daniel Abreu Cunha, nº 3, 6º C.
Pai: Delfim A. L. Cunha;
Livro: “O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, Livros do Brasil (tradução e prefácio de Jorge de Sena)
Opinião do filho Carlos : Não gostei do livro porque tem pouca acção, pouca aventura e é, quase sempre, uma narrativa só com a mesma personagem, a do velho pescador.
Opinião do pai Delfim: O autor, E. Hemingway, conseguiu com este livro o prémio Nobel da Literatura, o que só por si já é uma boa razão para ser lido. No meu caso, lido pela segunda vez. É um livro que nos retrata, literalmente, alguns dias da vida de um pobre pescador Cubano, de nome Santiago, com os seus pensamentos e sonhos, e a sua luta, de dias, com um peixe, que acaba por pescar, mas que irá perder, para os tubarões, antes de chegar ao porto onde vive, tendo, no entanto tudo feito para o impedir.
É uma narrativa que nos fala da força de vontade e persistência que temos que ter para conseguirmos atingir objectivos (os vários dias que Santiago demorou para conseguir matar o peixe), de que todos precisamos de “companhia” para nos ajudar nas nossas lutas ( a falta do rapaz que deixara de pescar com Santiago por este estar em maré de “azar”), que devemos estar preparados para enfrentar as adversidades ( a falta de comida e alguns materiais no esquife do pescador e que, quando conseguimos atingir algum “sucesso”, haverá sempre alguns “tubarões” a tentar tirar-nos alguma parte.
É pois, um pequeno livro, no tamanho, mas grande no seu conteúdo, uma vez que nos transmite, de uma forma simples, numa narrativa fluida, emoções e sentimentos que vivemos todos os dias ( o velho pescador continua a sonhar com África e os seus leões).

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Participação da turma D, do 6º ano no Projecto “História Circulante”


... Era um grande castelo com quatro torres tão altas que pareciam tocar o céu; era feito de grandes e grossas pedras escuras e, por cima da porta brilhava uma caveira dourada.
Diogo, corajoso encaminhou-se para o castelo.
À medida que se aproximava reparou que o fundo do fosso, cheio de água, rodeava o castelo.
Perto da margem, uma árvore de tronco rugoso, largo e com uma grande copa, segurava uma liana.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Autores do mês de Janeiro




Atenção, a partir deste ano, vamos passar a divulgar os “Autores do Mês” neste espaço!
Para o mês de Janeiro seleccionámos Sérgio Godinho e Matilde Rosa Araújo para o 2º Ciclo e Mário de Carvalho para o 3º Ciclo.
Aqui vão os sites onde poderás ter acesso a: uma obra online de Matilde Rosa Araújo, um excerto de uma obra de Mário de Carvalho e algumas letras de canções de Sérgio Godinho, para além das biografias dos autores escolhidos.
http://www.geocities.com/SoHo/Lofts/7308/matild2.htm “Lucilina e Antenor” de Matilde Rosa Araújo
http://www.spautores.pt/PageMembros.aspx?UserCod=0&UserID=827 – Biografia de Matilde Rosa Araújo.
http://html.editorial-caminho.pt/show_autor__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D32362__q236__q30__q41__q5.htm - Mário de Carvalho - Biografia, Obra e excerto do livro “ A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”.
http://letras.terra.com.br/sergio-godinho/ - Poemas de Sérgio Godinho (Letras de canções)
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Godinho – Biografia de Sérgio Godinho

As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas
e capas ( isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

do livro "Herbário", de Jorge de Sousa Braga, Assírio & Alvim, 2007

(PS. Podes ler ou requisitar este livro na Biblioteca da escola.)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Participação da turma G do 6º ano no Projecto “História Circulante”

Quando Diogo acordou, olhou à volta e viu que para além da tartaruga, a Mãe Natureza reinava. Decidiu procurar abrigo. Além de grandes penedos escuros e muitos arbustos, à sua frente via cavalos com asas a sobrevoar o céu, plantas a dançar com animais e pássaros a conversar. Avançou mais alguns passos, atravessou uma ponte que parecia um arco-íris e viu uma grande lagoa com a água muito azulada e limpa em que sereias penteavam o cabelo, mas não havia edifícios; estaria a sonhar?
Subiu a um penedo e viu lá ao fundo um castelo.

Votos para 2009


O Grupo Dinamizador da Biblioteca associa-se ao PNL para desejar a toda a comunidade educativa um Ano de 2009 cheio de livros e de boas leituras.