terça-feira, 24 de março de 2009

Peddypaper à Exposição "Os frutos da terra em Alberto Sampaio"

Após uma breve apresentação da vida e obra de Alberto Sampaio, feita na Biblioteca, foi com entusiasmo que os alunos do 5º B e do 6º C realizaram o peddypaper à Exposição intitulada ”Os frutos da terra em Alberto Sampaio”.
As turmas foram divididas em grupos aos quais foi fornecido um roteiro de exploração e um dicionário. Os objectivos eram ficar a conhecer melhor:
. a vida e obra de Alberto Sampaio através da exploração de documentos por ele escritos;

. o mundo rural do Minho e as actividades agrícolas, na segunda metade do século XIX, recorrendo ao dicionário e à leitura e observação dos painéis da Exposição.

segunda-feira, 23 de março de 2009

História dos Avós

A D. Gracinda, Avó da Anabela Mendes, foi uma das avós convidadas.

Trata-se de um projecto levado a cabo pela Professora de Língua Portuguesa, Lucinda Namora, nas turmas A e B do 6º ano. Nasceu da necessidade de diversificar as estratégias de ensino/aprendizagem e de o tornar mais aprazível, ao mesmo tempo que se fortalecem os laços Escola/Família, com vista à “construção de uma sociedade, onde possamos continuar a considerarmo-nos peças importantes de um enorme puzzle”.
Neste projecto, que se desenvolve ao longo do ano lectivo, fazem-se convites aos avós dos alunos das turmas para virem à sala de aula partilhar os seus saberes e as suas histórias de vida. Conforme relatou a Professora responsável:
“De mãos dadas vivemos breves momentos de Felicidade, que parecem querer ficar gravados no mais íntimo de cada um de nós. Com estas e outras iniciativas sentimo-nos mais integrados neste contexto escolar, que só exige trabalho e esforço constante, mas também se preocupa em dar-nos momentos de aprendizagem mais suaves, cuja memória se encarregará de gravar durante algum tempo. No 3º período vamos continuar porque a semente desabrochou e todos queremos mais. Assim, a Escola também sabe sorrir e acolher com carinho quem aceita vir até junto de nós. Sejamos felizes”.

quinta-feira, 12 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA

Para além da Feira do Livro pudemos contar com a presença de dois Escritores e de uma Contadora de Histórias. A Drª Rosa Maria Saavedra esteve connosco para nos falar da principal personagem do seu livro “D. João I e Guimarães”. Foi uma bela aula sobre D. João I e o seu tempo! Estiveram connosco duas turmas do 4º ano da Escola E.B1/JI de Santa Luzia.

Na 5ª Feira, as turmas B e E do 5º ano assistiram à cativante apresentação do conto ”O Sapo Apaixonado” que esteve a cargo da Cooperativa de Cultura Mercado Azul. Ao longo da semana, cento e quatro alunos empenharam-se na actividade “VAMOS FLORIR AS ÁRVORES DA NOSSA ESCOLA” que consistia em ler um livro durante a semana e preencher uma ficha com o título do livro, o seu autor e a identificação do aluno. Ontem, o escritor Daniel Marques Ferreira esteve connosco para nos falar de livros e leituras.
Os alunos da Professora Lucinda Namora registaram as impressões com que ficaram depois de terem ouvido e falado com o escritor. Nos comentários, poderão ler esses registos.

terça-feira, 10 de março de 2009

A Mais Bela Carta de Amor - Concurso


Participaram neste concurso vinte quatro alunos, aos quais será atribuído um diploma de participação. Atendendo a que poucos alunos respeitaram o formato do Concurso (carta), o Júri decidiu por unanimidade, em reunião realizada na Biblioteca, no dia 5 de Março de 2009, atribuir apenas Menções Honrosas aos trabalhos dos seguintes alunos:
Nuno Costa, nº 13, 6º C;
Anabela Mendo, nº 5, 6º A;
Luís Pliteiro, nº 11, 6º C.

Resultados do BIBLIOPAPER 09



A Turma vencedora do BIBLIOPAPER deste ano foi o 5º Ano, Turma D.
Esta turma foi representada pelos alunos Pedro Magalhães e Tomás Werner. Num total de dezanove, apenas erraram duas questões, provando ter bons conhecimentos sobre o funcionamento da Biblioteca.
Para eles os nossos PARABÉNS!

2º Campeonato de Ortografia - 2ª Fase


Está a decorrer a 2ª fase do 2º Campeonato de Ortografia na nossa Escola.

Serão apurados para a fase final os alunos que não ultrapassem os 2 erros.