segunda-feira, 30 de maio de 2016

“O Carnaval dos Animais” - inserido no Projeto MIL

Com o objetivo de implementar o modelo PLUS e a implementação do referencial “Aprender com a BE”, a professora bibliotecária sugeriu à professora Fátima Carvalho que explorasse nas três turmas de 6º anos, na disciplina de Educação Musical, o livro “O Carnaval dos Animais”.

No início do 2º período, os alunos começaram com a contextualização da obra em contexto de sala de aula. De seguida na biblioteca, foram feitas a audição e leitura da obra na íntegra. 

A etapa seguinte consistiu na elaboração do trabalho escrito com base na pesquisa em livros ou acesso à Internet. 

O resultado final culminou num trabalho de grupo onde era solicitado para cada animal representado um resumo da informação pesquisada, um provérbio, um desenho  alusivo ao mesmo, bem como conteúdos bordados na aula de educação musical destacando: instrumentos de orquestra (timbre), dinâmica (intensidade) e andamento.

Os alunos tiveram oportunidade de aprender/desenvolver a agir de forma metódica e rigorosa, a aceitar a crítica e a ter em consideração as  regras de utilização da biblioteca.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Exploração da obra “Titus e o Legionário” na disciplina de História - 7º anos

Esta atividade teve como objetivo a exploração da obra “Titus e o Legionário”, na disciplina de História em todas as turmas do 7.º ano. Após a exploração da obra recorreu-se ao software Kahoot e procedeu-se à criação de um quiz com imagens do livro. Esta forma de questionário cativou os alunos que, de uma forma mais lúdica responderam às questões com entusiasmo. Constatou-se que os alunos que demonstravam dificuldades de motivação e apatia para desenvolver atividades em sala de aula se mostraram muito ativos e participativos na realização da mesma, em particular no respeitante ao questionário realizado online.
Nesta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar e partilhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o que se tornou bastante enriquecedor para todos. 

terça-feira, 17 de maio de 2016

Projeto - Concurso A SEMENTINHA MÁGICA direcionado para alunos do 2º ciclo

As primeiras sementinhas já começaram a florir, mas brevemente outras florescerão. 

Agradece-se à turma 6.º C e à sua Professora pelo tão belo "jardim" que nos foi presenteado.






segunda-feira, 9 de maio de 2016

Trabalhos desenvolvidos na aulas de Área de Projeto nos 5º anos




Os alunos do 5.º ano "plantaram" na Biblioteca os seus afetos descobertos  nas aulas de Área de Projeto. 

A importância das Ciências na vida dos alunos




Esta semana podes descobrir novos desafios ligados à ciência. 
Aparece na Biblioteca da escola e comprova-o!
As ciências são mesmo muito importantes!

sábado, 7 de maio de 2016

A Obra "O Diabo dos Números" e as turmas de 7º anos









Os alunos do 7.º ano trabalharam, na disciplina de matemática, a obra "O Diabo dos Números" e o resultado das suas criações pode ser visualizado no espaço da Biblioteca.






sexta-feira, 6 de maio de 2016

África do Sul e o Racismo - trabalho de pesquisa nas aulas de Inglês




A Biblioteca disponibilizou o seu espaço para divulgação dos trabalhos dos alunos da turma do 8.º B que pesquisou o tema: "África do Sul e o Racismo" nas suas aulas de inglês.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2016 EM BARCELOS









As nossas duas representantes estiveram muito bem no Concurso Nacional de Leitura que ocorreu no dia 22 de abril e que coincidiu com o Dia do Livro.

Parabéns!