sexta-feira, 17 de junho de 2016

Construção de frisos cronológicos para aprender História

Todo um conjunto de ações foram seguidas para que a atividade tivesse uma boa aceitação junto dos alunos, uma vez que era algo de diferente, original e bastante trabalhoso. Assim logo no início houve a preocupação com a organização dos alunos, a distribuição de tarefas e calendarização, bem como a realizada da planificação do trabalho de cada grupo, de modo a abordar a temática sobre a qual se iria organizar o friso cronológico - política.

A professora bibliotecária, em conjunto com a professora da disciplina, Ana de Belém Almeida, pré-selecionou um conjunto de fontes (bibliográficas e online) que serviram de base ao trabalho dos alunos.

Os alunos deslocaram-se à biblioteca e, com o auxílio da professora e da professora bibliotecária, analisaram e filtraram a informação relacionada com o tema, descartando o que não era relevante.

De seguida, realizou-se uma avaliação formativa do trabalho que foi discutida com os alunos. A professora bibliotecária preparou a informação necessária para a utilização do software para a construção do friso cronológico, tendo-se selecionado o Timeglider (http://timeglider.com/) uma vez que alguns dos frisos analisados não eram gratuitos e outros eram muito pouco intuitivos para o utilizador e/ou com potencialidades inferiores.

Aquando da realização da linha do tempo a professora bibliotecária explicou brevemente o seu funcionamento aos alunos e com o auxílio da mesma estes construíram o friso cronológico no referido software.

No final da sua construção os alunos enviaram para o email da biblioteca o link gerado pelo software que foi partilhado no blogue da biblioteca. Os produtos resultantes são objeto de tratamento documental por parte da equipa da biblioteca.


terça-feira, 14 de junho de 2016

CONCURSO "A SEMENTINHA MÁGICA" - OS VENCEDORES





















Os trabalhos dos alunos eram bastante originais e criativos e para se selecionar os melhores tornou-se uma tarefa nada fácil para o júri. 


As vencedoras do concurso "A Sementinha Mágica" já foram encontradas, o júri classificou todos os trabalhos e considerou-os muitos bons. 



A BE agradece a todos pelo empenho e pelas lindas ilustrações.


Todos os participantes foram contemplados com uma lembrança. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Exposição de trabalhos - 8º D - subordinada ao tema "Da Penha vê-se o mar" do Projeto Ler + Mar


As escolas foram convidadas para participarem na 3ª edição do PROJETO, criando propostas originais que constituam ELOS de articulação da leitura com diversas áreas do saber relacionadas com as temáticas ligadas ao Mar. O tema escolhido "Lendas de Guimarães".

Foram estabelecidas estratégias que interligaram textos em língua portuguesa e desenho e tudo isso relacionado com o mar, numa perspetiva de transversalidade curricular, que estimule a criação de elos de informação e de compreensão entre diversas áreas do saber. 

Esta temática foi abordada e desenvolvida nas aulas de Educação Visual no 8º ano turma D.