quinta-feira, 12 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA

Para além da Feira do Livro pudemos contar com a presença de dois Escritores e de uma Contadora de Histórias. A Drª Rosa Maria Saavedra esteve connosco para nos falar da principal personagem do seu livro “D. João I e Guimarães”. Foi uma bela aula sobre D. João I e o seu tempo! Estiveram connosco duas turmas do 4º ano da Escola E.B1/JI de Santa Luzia.

Na 5ª Feira, as turmas B e E do 5º ano assistiram à cativante apresentação do conto ”O Sapo Apaixonado” que esteve a cargo da Cooperativa de Cultura Mercado Azul. Ao longo da semana, cento e quatro alunos empenharam-se na actividade “VAMOS FLORIR AS ÁRVORES DA NOSSA ESCOLA” que consistia em ler um livro durante a semana e preencher uma ficha com o título do livro, o seu autor e a identificação do aluno. Ontem, o escritor Daniel Marques Ferreira esteve connosco para nos falar de livros e leituras.
Os alunos da Professora Lucinda Namora registaram as impressões com que ficaram depois de terem ouvido e falado com o escritor. Nos comentários, poderão ler esses registos.

16 comentários:

Equipa da Biblioteca disse...

“Achei que foi muito interessante porque fiquei a saber mais sobre o autor e como é que ele se inspira e onde escreve.
Fiquei a saber mais sobre o que é ser escritor e fiquei com a ideia que ele gosta muito de escrever para crianças e jovens, e que isso o faz lembrar dos tempos de quando ele era criança.
Achei a visita interessante, a maior parte das perguntas foram bem feitas e o escritor era simpático.
Ele nunca tinha escrito uma aventura mas gostou muito de escrever Cecília Paz.”

Joana Guerreiro, nº 14

Equipa da Biblioteca disse...

“Hoje na visita à biblioteca eu fiquei a conhecer o autor Daniel Marques Ferreira, gostei de saber que o autor escrevia em pastelarias e em lugares públicos.
Quando ele disse que gostava de escrever com algum barulho eu fiquei estupefacta, porque toda a gente escreve melhor em silêncio.
Adorei a visita.”

Hugo Castro, nº 11

Equipa da Biblioteca disse...

“Gostei muito deste bocado que tive com o Escritor.
Foi o primeiro escritor que conheci e também falei com ele.
O senhor escritor é muito inteligente e também simpático.
Gosta de ler, e eu se também gostasse de ler em pequeno, quando fosse maior poderia ter um belo futuro.
Gostei muito da entrevista que fizemos e gostaria de fazer mais entrevistas ao senhor escritor Daniel Marques Ferreira.

Tiago Novais, nº 24

Equipa da Biblioteca disse...

Eu achei bastante interessante uma entrevista a um escritor, pois nunca tinha visto nenhum.
Algumas das perguntas feitas pelos alunos do 5º A foram importantes e também questionaram sobre o que o escritor tinha em mente, o que o inspirava para escrever e o que levou a ser escritor.
Eu, na minha opinião, acho que foi uma manhã muito bem passada com um escritor que deve ter livros fascinantes.

Miguel nº 19, 6º A

Equipa da Biblioteca disse...

Não conhecia o escritor, mas quando entrei na Biblioteca logo vi que era uma pessoa com um espírito alegre e que adora as crianças; é um escritor maravilhoso.

Helder Lima, nº 17

Equipa da Biblioteca disse...

Gostei muito da visita à Biblioteca da minha escola, fomos com a nossa professora de Português ver e conhecer o escritor Daniel Marques Ferreira .
Achei muito interessante a entrevista que nós todos fizemos, achei maravilhoso os títulos dos livros dele.
Estive com uma fábula do escritor na mão que era “O Leão Comilão”, estive a folhear e a ver as ilustrações e achei interessante.
A inspiração do escritor é fantástica, porque escreve ao ar livre e escreve histórias realistas.
Gostei muito.

Ana Sampaio, nº 2, 6º A

Equipa da Biblioteca disse...

Eu e os meus colegas de turma fomos entrevistar o escritor Daniel, um senhor espectacular e cheio de alegria e disposto a responder a muitas perguntas.
Eu fascino-me com o falar dele, as histórias que faz, como se baseia…
As histórias são espectaculares, gostei do escritor.

André, nº 6, 6º A

Equipa da Biblioteca disse...

No dia 11 de Março do ano de 2009, fui visitar Daniel Marques Ferreira. Fizemos-lhe muitas perguntas.
Começou a escrever aos 17 anos, e inspira-se na pastelaria e outros locais com muitas pessoas.
Gostava muito de ler, e escrevia fábulas para crianças.
Não escrevia histórias realistas, apenas textos que dão exemplos às pessoas que os lêem.
Para além disso, é pintor, enquanto pinta ouve música de Roc, de Romance e Clássica, depende dos dias e como ele está.
Quando ele acaba, corrige as histórias.
Gostou muito de vir à nossa escola.

Marta, nº 18 6º A

Equipa da Biblioteca disse...

Gostei muito do encontro que tive com o escritor Daniel Marques Ferreira. Foi, de todos os escritores que já conheci, o mais interessante, era muito alegre, muito inspirado, e falava de tal maneira que até dava a perceber que o senhor Daniel ferreira nos queria transmitir, nos mostrar alguma coisa.
Ele tinha muita sabedoria e expressava-se muito bem, de certo queria-nos ensinar alguma coisa que aprendeu enquanto escritor.
Gostei muito de o conhecer, espero que ele venha mais vezes à nossa escola, pois os seus livros parecem muito interessantes.

Leandro Soares, nº 15 6º A

Equipa da Biblioteca disse...

Eu achei bastante interessante uma entrevista a um escritor, pois nunca tinha visto nenhum.
Algumas das perguntas feitas pelos alunos do 5º A foram importantes, pois lhe questionaram o que tinha em mente; O que o inspirava ao escrever e o que o inspirou para ser escritor!
Eu, na minha opinião, acho que foi uma manhã muito bem passada com um escritor que deve ter livros fascinantes.

Miguel, nº 19 6ºA

Equipa da Biblioteca disse...

Hoje, no dia 11 de Março, estive na biblioteca com o senhor escritor Daniel Marques Ferreira. O senhor Daniel Marques Ferreira disse-nos que começou a escrever aos 17 anos e que se inspira na pastelaria ou noutros sítios com muitas pessoas a falar.
O senhor escritor Daniel Marques Ferreira inspirou-me para fazer textos, poemas, etc.
Adorei falar com ele, sempre que escrever vou relembrar-me do escritor Daniel Marques Ferreira.

Paulo, 6º A

Anónimo disse...

Enfim , gostei muito

Anónimo disse...

adorei o texto que o Paulo ,gostei do que o Paulo escreveu coisas que uma pessoa nao sabe inspirou-me muito

Anónimo disse...

gostei o texto do Paulo

Anónimo disse...

adorei muito os textos aqui referidos.podiam fazer mais coisas assim

Anónimo disse...

eu já conheci alguns escritores mas o escritor Daniel Marques Ferreira ,foi de tal maneira o que me inspirou mais ,não fui à Biblioteca no dia em que este escritor esteve lá mas, já li bastantes livros dele não sei,mas ele escreve histórias fascinantes uma criança ou um(a) jovem que aprecie a leitura ficará radiante ao ver que existe um escritor que simplesmente escreva o que nós realmente gostamos.Há escritores que ,realmente sabem escrever bem para crianças, não quer dizer que os restantes escritores não saibam escrever mas poucos são os escritores que escrevem como nós gostamos de ler ,todos nós temos opiniões diferentes,gostos diferentes,e é para isso que existem vários escritores para que todos possam ler ao seu gosto.Uns gostam de contos,outros de poemas,etc.Mas ainda existem aqueles que não gostam de ler mas bem lá no fundo todos apreciam todos gostam da leitura, por mais que eles desmintam ,toda a gente aprecia a leitura.