sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Semana da Ciência na E.B. 2,3 Egas Moniz

Comemoração da Semana Internacional da Ciência na Escola Egas Moniz

Latas colapsantes (mostrar o efeito da pressão)
" Óptica, a magia da luz". Palestra proferida pelo Prof. Doutor Manuel Costa da U. Minho



Observação de um campo magnético criado por um íman

Assistência da palestra no âmbito da óptica

Montagem e desmontagem de circuitos eléctricos
Observações microscópicas de diversas preparações

Visualização de filmes alusivos às Ciências da Terra e da Vida

Experiência comprovativa do efeito de estufa.


"Da idade da magia a Galileu". Palestra proferida pelo Prof. Doutor Paulo Maurício do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Estiveram ainda patentes a Exposição "A Arte na Ciência" e a Exposição de livros temáticos sobre Ciência.

A Ciência e a Tecnologia abrangem assuntos incontornáveis do nosso quotidiano, a nossa qualidade de vida depende dos avanços do conhecimento nestas áreas. Com o intuito dos alunos contactarem com a Ciência, decorreu entre os dias 23 e 27 de Novembro, na Escola EB 2,3 Egas Moniz, a comemoração da Semana Internacional da Ciência.
Para a concretização desta actividade a Escola EB 2,3 Egas Moniz contou com a colaboração da do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, do Departamento de Física da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Guimarães.
Do programa podem destacar-se as seguintes actividades: as palestras sobre Cosmologia e Fibra Óptica, apresentação de documentários científicos, exposição temáticas de livros, exposição “A Ciência na Arte”, exposição de fotografias captadas por telescópios terrestre e espaciais, entre outras. Ao longo da semana os alunos contactaram com experiências educativas que explicaram conceitos e princípios científicos com recurso a actividades práticas cativantes e fascinantes (ver fotografia em anexo).
A adesão foi numerosa, como o esperado. A Escola EB 2,3 Egas Moniz agradece a colaboração das instituições que connosco colaboraram e já prepara com ânimo reforçado as comemorações do próximo ano.

Sem comentários: