quarta-feira, 27 de abril de 2011

História do Lápis


Da Professora Lucinda Namora recebemos este texto de uma das suas alunas.

"Um menino olhava para a avó que escrevia uma carta, a certa altura perguntou-lhe se a carta era sobre ele. A avó parou de escrever e disse ao neto que sim, que era sobre ele, mas mais importante do que a carta era o lápis que usara pois quando o neto crescesse ela gostava que ele fosse como o lápis. O rapaz intrigado respondeu que o lápis era igual a todos os outros. Mas a avó explicou que tudo dependia da forma como se olhava para as coisas, e que no lápis havia cinco qualidades e se ele as cumprisse sempre seria um óptimo rapaz.
A 1ª qualidade: o lápis precisa sempre de uma mão para traçar uma linha. Como uma pessoa precisa de Deus para traçar o seu futuro.
A 2ª qualidade: de vez em quando é preciso parar para afiar o lápis, isso faz com que ele sofra um pouco mas fica bem afiado. De vez em quando o ser humano sofre, mas essas dores farão dele uma pessoa melhor.
A 3ª qualidade: o lápis precisa de uma borracha para apagar o que está errado. Corrigir algo que fizemos mal é o caminho para a justiça.
A 4ª qualidade: o que importa no lápis não é a madeira mas sim o grafite que está dentro, pois sem ele não escrevíamos nada. Não importa que sejamos bonitos ou feios o que interessa é o que acontece dentro de nós.
A 5ª qualidade: o lápis deixa sempre uma marca. Como o que nós fizermos na vida deixa traços, por isso temos que ser conscientes do que fazemos.
Em conclusão, devemos aceitar as circunstâncias que a vida nos proporciona, sempre com otimismo e muita alegria!
Que esta história do lápis ajude cada um de nós a compreender e a valorizar todas as etapas do nosso quotidiano."
Texto adaptado.
Aluna do 6º A
Bárbara Nicole Meira Ribeiro

Sem comentários: