quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"Um País faz-se com Homens e Livros" - Monteiro Lobato

No passado dia 22 de outubro, o 8º ano da turma A assistiu a uma palestra orientada pelo Dr António Cerqueira, subordinada ao tema "Vamos à Biblioteca Escolar".

O orador, jovem de 24 anos, cativou a atenção dos nossos alunos ao relatar a sua experiência como frequentador assíduo das Bibliotecas. Para ele, o leitor, faz-se frequentando a BE, a leitura constrói o homem. Segundo Javier Garcia: " Não se nasce leitor. O leitor faz-se!"

Para ele, a BE deve ser organizada para integrar-se com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar e ter como objetivo despertar a leitura, desenvolver o gosto pela mesma, podendo mesmo servir ainda como suporte para a comunidade nas suas necessidades de informação quotidianas.

As pessoas que mais o marcaram no seu percurso de vida escolar foram a funcionária da Biblioteca da Escola Secundária Francisco de Holanda, D. Maria das Dores, e a professora de História, Dr Túlia Machado.

A obra literária de Eça de Queirós, "Os Maias", lida 4 vezes, marcou-o profundamente e a mesma foi aproveitada no decurso das suas aulas de História para articulá-la com o programa curricular do 8º ano.




Sem comentários: