sexta-feira, 17 de junho de 2016

Construção de frisos cronológicos para aprender História

Todo um conjunto de ações foram seguidas para que a atividade tivesse uma boa aceitação junto dos alunos, uma vez que era algo de diferente, original e bastante trabalhoso. Assim logo no início houve a preocupação com a organização dos alunos, a distribuição de tarefas e calendarização, bem como a realizada da planificação do trabalho de cada grupo, de modo a abordar a temática sobre a qual se iria organizar o friso cronológico - política.

A professora bibliotecária, em conjunto com a professora da disciplina, Ana de Belém Almeida, pré-selecionou um conjunto de fontes (bibliográficas e online) que serviram de base ao trabalho dos alunos.

Os alunos deslocaram-se à biblioteca e, com o auxílio da professora e da professora bibliotecária, analisaram e filtraram a informação relacionada com o tema, descartando o que não era relevante.

De seguida, realizou-se uma avaliação formativa do trabalho que foi discutida com os alunos. A professora bibliotecária preparou a informação necessária para a utilização do software para a construção do friso cronológico, tendo-se selecionado o Timeglider (http://timeglider.com/) uma vez que alguns dos frisos analisados não eram gratuitos e outros eram muito pouco intuitivos para o utilizador e/ou com potencialidades inferiores.

Aquando da realização da linha do tempo a professora bibliotecária explicou brevemente o seu funcionamento aos alunos e com o auxílio da mesma estes construíram o friso cronológico no referido software.

No final da sua construção os alunos enviaram para o email da biblioteca o link gerado pelo software que foi partilhado no blogue da biblioteca. Os produtos resultantes são objeto de tratamento documental por parte da equipa da biblioteca.


Sem comentários: