quinta-feira, 26 de junho de 2025

Clube de Leitura (dramatização "Vanessa vai à luta")

 

Na última semana do período, foi o momento para a partilha de leituras, dos motivos da escolha, do que cativou no livro, do conhecimento de histórias verossímeis em que os jovens se reveem ou que, simplesmente, constituem uma preocupação pessoal ou social.  Desta vez, os alunos do 8º D levaram a obra de “Vanessa vai à luta” de Luísa Costa Gomes aos alunos do 6º A e divulgaram-na através da dramatização de algumas cenas.

O professor António Oliveira aceitou a proposta da professora bibliotecária para que partilhassem, de uma forma espontânea e livre, aquilo que pensavam das leituras que se encontravam a fazer, Foi muito interessante verificar que estes jovens conseguiram passar a/s mensagem/ns da obra e em conjunto refletiram, argumentando e contra-argumentando e partilharam o que pensam sobre as convenções para meninos e para meninas. Posteriormente, falaram de outros temas das suas leituras como a violência doméstica, a violação, a depressão, mas também das aventuras dos seus ídolos. Partilharam as passagens que os marcaram e aconselharam leituras.

 

 

 



terça-feira, 20 de maio de 2025

Criatividade Himalaya

 

Esta proposta inseriu-se no âmbito das Comemorações dos 500 anos do Nascimento de Luís de Camões, proporcionando aos alunos a reflexão sobre a atualidade dos seus escritos e o impacto cultural das Descobertas Portuguesas, através da visualização de um filme a 360º no Cinema Imersivo das Oficinas de Criatividade Himalaya. A literatura e a astronomia unem-se nesta produção fílmica que parte à descoberta das referências astronómicas nos versos de Camões. Recorrendo a trechos da obra, declamados pelo “próprio poeta”, acompanhamos a epopeia de Vasco da Gama conhecemos o céu observado durante a viagem quinhentista assim como as efemérides astronómicas que terão marcado a vida do autor como uma das passagens do cometa Halley ou o eclipse solar por altura do seu nascimento. A interligação entre literatura e ciência como forma de desenvolver as competências críticas, promoveu um olhar inovador sobre o legado camoniano assim como a ciência e a cultura científica. Ainda no centro Himalaya, experimentaram as atividades com propósitos lógicos e científicos promovidas pelo Núcleo Interpretativo Himalaya” e observaram a exposição guiada "Minerais e Rochas - Coleção Silva Ferreira". Procuramos, ainda, a História ligada às terras do Vez e exploramos o Paço da Giela.

Objetivos:

ü  Explorar a obra de Camões através de uma abordagem criativa e científica;

ü   Interpretar, em situações do dia a dia (na cozinha), fatores que influenciam a velocidade das reações químicas;

ü   Identificar rochas e minerais que são utilizadas pelos ser humano nas mais diversas áreas;

ü   Reconhecer um exemplar notável de arquitetura civil privada medieval e moderna e proporcionar momentos únicos de contacto entre o Passado e os novos modelos de abordagem e recuperação/valorização patrimonial.

 



   













terça-feira, 13 de maio de 2025

Soletrar C

 

Os alunos do 8ºe 9º ano participaram no concurso S-O-L-E-T-R-A-R C, um concurso direcionado para a Ciência e Cidadania. As atividades do concurso consistiram no soletrar de um conjunto de palavras do léxico da cidadania e das ciências com o intuito de melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar conceitos relativos às áreas em questão. Foi feita uma seleção dos três alunos de cada turma que melhor reunissem os requisitos explanados no Regulamento do concurso. Posteriormente fez-se uma nova seleção de entre os alunos que ficaram apurados para a fase final a nível escola. O aluno selecionado para representar a Escola na final concelhia que se realizou na BMRB foi o Tomás Miguel de Freitas Ribeiro do 9º B que esteve no palco até ao final numa disputa renhida e muito entusiasmada. Obteve o segundo lugar.

 










segunda-feira, 12 de maio de 2025

" Ciência da Escrita"

 

Projeto " Ciência da Escrita" tem sido desenvolvido ao longo do ano nas turmas do 6º C e D.

   As ações dinamizadas visaram promover a leitura efetiva, a produção escrita e a interação oral associadas à curiosidade e criatividade, através de um trabalho pedagógico nas disciplinas de Português e Ciências. Os textos literários e não literários foram selecionados com o objetivo de os alunos criarem um caderno de experiências cumprindo as regras do texto protocolar. Os textos trabalhados tiveram o apoio da coleção, “O Clube dos Cientistas”, e da “Visão Júnior.

As atividades dinamizadas promoveram a experimentação e despertaram o conhecimento científico através de atividades lúdicas. No 3º período, foram desenvolvidas duas ações que exploraram o texto informal com o suporte da “Visão Júnior”. Os alunos exploraram várias tipologias textuais (artigos, reportagens, experiências, sugestões e passatempos) aliadas à componente lúdica e à componente didática, servindo de informação para a realização das experiências sugeridas como a “Luta de águas” e “Explosão de um geiser” Os alunos observaram, formularam hipóteses, experimentaram, interpretaram dados e registaram todo o processo, construindo, assim, o caderno de experiências com os passos do processo experimental e as conclusões  científicas.