Projeto "
Ciência da Escrita" tem sido desenvolvido ao longo do ano nas turmas do 6º
C e D.
As ações dinamizadas visaram promover a leitura efetiva, a produção escrita e a
interação oral associadas à curiosidade e criatividade, através de um trabalho
pedagógico nas disciplinas de Português e Ciências. Os textos literários e não
literários foram selecionados com o objetivo de os alunos criarem um caderno de
experiências cumprindo as regras do texto protocolar. Os textos trabalhados tiveram
o apoio da coleção, “O Clube dos Cientistas”, e da “Visão Júnior.
As
atividades dinamizadas promoveram a experimentação e despertaram o conhecimento
científico através de atividades lúdicas. No 3º período, foram
desenvolvidas duas ações que exploraram o texto informal com o suporte da “Visão
Júnior”. Os alunos exploraram várias tipologias textuais (artigos, reportagens,
experiências, sugestões e passatempos) aliadas à componente lúdica e à
componente didática, servindo de informação para a realização das experiências
sugeridas como a “Luta de águas” e “Explosão de um geiser” Os alunos observaram, formularam
hipóteses, experimentaram, interpretaram dados e registaram todo o processo,
construindo, assim, o caderno de experiências com os passos do processo
experimental e as conclusões científicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário