quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Comentários aos livros da colecção "Os 7 irmãos" da escritora Margarida Fonseca Santos

Nestas duas últimas semanas, a procura de livros na Biblioteca duplicou!
Os alunos do 2º ciclo não param de pedir os livros da escritora Margarida Fonseca Santos que vai visitar a nossa Escola no próximo dia 6 de Outubro.
O entusiasmo é grande!
Como muitos alunos já leram alguns dos seus livros, decidimos pedir aos nossos leitores para fazerem um comentário a um dos livros da escritora.
Bom trabalho!

50 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião é sobre o livro "Miguel nunca desiste".
-Escritora Margarida, já li o seu livro e achei-o muito interessante.
Foi o melhor livro que alguma vez li, diverti-me imenso a lê-lo.
Uma das coisas que eu gostei mais no livro foi a personagem que se chamava Miguel, porque jogava na equipa do Desportivo de Nabais.
O Miguel era divertido, porque se estava sempre a meter em sarilhos com os seus amigos João Paulo e também com os seus irmãios e irmãs.
Escritora Margarida, adorei o seu livro e ainda vou ler mais livros da sua autoria.
27/09/2010
Luís Miguel Pinto Pereira, 6º B, nº 14

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o livro "Miguel nunca desiste".
Escritora Margarida, li o seu livro e achei-o muito divertido e interessante!
Gostei muito de o ler, pois quando comecei algo em mim despertou, até parecia que a história estava a acontecer comigo!
Margarida, gostei do seu trabalho, achei-o bem feito e acho que devia continuar a publicar.
Desde que comecei a ler já nem me apetecia parar, pois acho que estes livros são especiais, talvez pelo facto de falarem de jovens e do seu dia-a-dia.
Foi um dos livros que eu mais gostei.
Admiro muito o seu trabalho.
Obrigada escritora Margarida!
Um forte abraço da Inês Martins, nº9, 6ºB
29-09-2010

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o livro "Miguel nunca desiste".
Escritora Margarida, li o seu livro e muito sinceramente achei que a senhora é uma das melhores escritoras portuguesas de literatura Infantil e Juvenil, acho os seus livros muito interessantes.
Considero que de todos os livros que já li na vida, o "Miguel nunca desiste" foi o melhor!
No entanto, acho que neste livro, o final, onde ele namora com a Rita, e já lhe fizeram a proposta de futebol, a escritora podia dizer-nos o que aconteceu depois...
Adorei o seu livro, e espero que a minha opinião seja bem aceite pela Margarida, sem se aborrecer comigo.
Um beijinho do José Pedro

Anónimo disse...

A Minha opinião sobre o livro "7x1910"
Escritora Margarida, já li um dos seus livros, e achei-o espectacular e muito interessante.
Considero que cada uma das suas obras, me surpreendeu e constituiu uma enorme surpresa lê-lo.
Aprendi muito com o seu livros.
Com muita amizade de João Pedro Dinis, 6ºB, nº11.

Anónimo disse...

eu acho bom isso para aqueles que gostam de ler e mau para os que nao gostao mas por os que gostam de ler e melhor aproveitar antes que esgotem
Cláudia 5º B

Anónimo disse...

Eu escrevi este comentário porque gosto muito de livros, principalmente quando fala sobre irmãos.
Este é o tipo de livros que gosto mais porque pode mostrar se é dificil saber lidar com irmãos ou irmãs.

Francisca 5D

Anónimo disse...

Olá querida Margarida!

O meu comentário é sobre o seu livro: " O nosso clube de teatro".

Achei esta obra particularmente interessante, porque aprendi as regras de escrita do texto dramático. Além disso, permite-me realizar com os meus colegas esta peça de teatro, tão apropriada à nossa idade.
Um beijinho do Rui Peixoto
6ºA Nº16

Escola Egas Moniz, 1 de Outubro de 2010

Anónimo disse...

Olá escritora Margarida!

Nós alunos do 6ºA, lemos o livro "Histórias para Contar Consigo" e selecionamos o episódio:"A Fuga dos Lenços" que nos ensina a nunca desistir dos nossos sonhos. Além disso, ajuda-nos a superar momentos maus e a valorizar os pensamentos felizes e positivos de cada um de nós.

Margarida, com a leitura das suas obras estamos a tornarmo-nos melhores leitores e a procurar ser-mos cidadãos mais positivos!!

Os alunos agradecem a sua dedicação à escrita.

Um grande abraço de todos!!!

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o livro :´´Miguel Nunca Desiste´´

Eu acho que o livro é muito educativo , mas um bocado confuso. Tive de voltar algumas vezes ao início. Mas é criativo e divertido.
É um livro bom e fiquei com vontade de ler toda a sua colecção com calma sim, mas irei ler.
Espero que continue a escrever livros infantis , mas menos confusos e com um pouco mais de imagem nas páginas .
Eduardo Fortes
Nº7 6ºA
Escola: Egas Moniz
Guimarães

Anónimo disse...

Olá, querida Margarida Fonseca Santos!

O meu comentário é sobre o livro " Maria, os segredos da irmã mais velha".
Achei o livro muito cativante, mal comecei a ler, não me apetecia parar.
Gostei especialmente da forma como descreve as personagens, e as caracteriza de uma forma simples, mas objectiva.
Na minha opinião devia continuar a escrever livros infantis, adoro a colecção 7 irmãos

Continue o óptimo trabalho!!!

Um beijinho da Sara Morim
6ºA Nº15

Escola Egas Moniz

Anónimo disse...

Olá querida Margarida!

O meu comentário é sobre o livro:"Maria,os segredos da irmã mais velha"

O seu livro é muito realista nos seus acontecimentos,actividades e roupas.É um livro que desperta muitos sentimentos.Se possivel, vou ler a colecção toda.
Adoro ler a colecção "7 Irmãos" e acho que a sua criatividade dá origem a muito interesse dos seus leitores.

Continue a escrever os seus belos livros.

Beijos do João Lopes ,Nº8,6ºA

Anónimo disse...

Olá Margarida estou muito contente por estar a ler o livro dos gémeos em sarilhos é muito bom e ´´atraente´´ acho que é um bom livro porque fala de dois gémeos que não têm nada a ver um com o outro. Espero que continues a escrever .
Um bejinho do Eduardo Fortes

Nº7 6ºA
Egas Moniz
Guimarães

Anónimo disse...

Olá Margarida gosto muito dos teus livros e estou desesperado que saia o próximo livro dos 7 irmaõs muitos beijinhos Eduardo Fortes 6ºA nº7
egas moniz

Anónimo disse...

Olá escritora Margarida!

O meu comentário é sobre o livro:"Maria,os segredos da irmã mais velha"

Escritora Margarida, já li o seu livro e achei-o interessante,bem construído e engraçado. Os desenhos estão muito realistas e adquados.
No fim disto tudo tenho que lhe dar os parabens pela sua grande imaginação, que muito enrriqueceu a nossa expressão escrita e o nosso vocabulário.

Como eu costumo dizer a "escritora Margarida trabalha como a formiga",não para de me surpreender com as suas maravilhosas obras.

Um beijinho da Carolina Araújo nº11 6ºA

Anónimo disse...

"Maria os segredos da irmã mais velha"
Escritora Margarida, li o seu livro e gostei muito. Admirei a forma como a Maria se acha , o exemplo que tem que dar aos irmãos! Na minha opinião a Maria é a personagem que mais gosto, talvez porque ela é a irmã mais velha. Eu adorei o facto da Maria andar no ballet, pois eu também pratico ballet. Achei muito intereassante a ideia de ela ser a madrinha da sua nova irmã. Apreciei também a paixão que ela sente pelo João Pedro, era muito especial, e verdadeira. O Hugo e a história que ele inventou para os tentar separar, foi interessante, mas irritante!...
Este livro deve ser lido por todos os jovens, porque prepara-nos para resolvermos os problemas, e tudo o que é relacionado com a adolescência! Para mim, este é o melhor livro que já li!
Um beijo da Ângela, nº 3, 6º B
Escola Egas Moniz
6 de Outubro de 2010.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Equipa da Biblioteca disse...

A minha opinião sobre o livro: “Maria, os segredos da irmã mais velha”.
Autora Margarida, li o seu livro e adorei-o!
Acho muito interessante uma rapariga, de 15 anos ter de dar o exemplo aos irmãos e também considero engraçado como ela se olha ao espelho.
Os meus sentimentos são parecidos ou até iguais aos da Maria.
O seu livro ajudou-me a perceber certas coisas, por exemplo o pai da Maria não a deixar sair de tarde e só ir à biblioteca municipal, porque adora ler. Também acho interessante o amor pelo João Pedro, e o Hugo querer separá-los.
A vontade de a Maria querer ajudar a Clara, também tenho uma amiga assim, a diferença é que ela tem problemas de cabeça.
Adorei o seu livro, porque me ajudou a perceber muitas coisas.
Carla Freitas, nº 5, 6ºB

Anónimo disse...

A minha opinião sobre o livro “7x1910”
Escritora Margarida, li o seu livro “7 x 1910” e achei-o muito interessante e muito bem escrito.
Considero que a Margarida escreve muito bem, e tem uma imaginação muito fértil.
Agora estou muito ansioso por comprar e ler o livro dos “7 irmãos”, “Mariana e Manuel gémeos em sarilhos”.
Até hoje os seus livros foram os melhores que eu já li, tem uma escrita inigualável. Espero mais livros e muitas felicidades. Obrigado por estar connosco no dia 6 de Outubro de 2010.
Vitor Hugo Dias
6º B

Anónimo disse...

Escritora Margarida!
Durante algum tempo estive a ler o livro “Maria atravessa o Atlântico” que escreveu e achei-o muito parecido com o que aconteceu com a minha irmã quando foi estudar para S.º Tirso. Acho que o livro está muito interessante, e a Maria, apesar das saudades que tem da família e dos amigos, está-se a divertir e fala por MSN com a família, tal como a minha irmã. A irmã dela pediu para ficar com o quarto dela e com a secretária, a Maria só deixou que a irmã ficasse com a secretária. Eu também pedi isso à minha irmã, mas a minha irmã foi um bocado diferente, ela deixou-me ficar com o quarto e com a secretária. A Maria fica lá todo o ano, a minha irmã vem aos fins-de-semana.
Vou tentar ler mais livros da colecção 7 irmãos e vou ver se compro a livro “Mariana e Manuel – gémeos em sarilhos”.
Espero que esta colecção não cabe.
CLÁUDIA BARREIRA 6ºB, Nº 7

Anónimo disse...

Escritora Margarida!
Li o seu livro “Mónica – A Maria Rapaz” e achei-o muito interessante pela forma como se expressava.
Ajudou-me muito em escrever os meus textos. Desde o primeiro parágrafo até ao último, estou sempre a aprender consigo.
Falando agora do livro que li, estava-se mesmo à espera que a Mónica ficasse com o Filipe. Apesar do feitio dela!
Tenho muita vontade em acabar de ler “ Maria, Atravessa o Atlântico” e começar a ler “Mariana e Manuel, gémeos em sarilhos”.
Eu tenho 11 anos e já sou sua fã.
Tudo começou graças à minha professora de Português. Foi ela que me incentivou a ler os seus livros.
Agora, adoro os seus livros e, espero que publique muitos mais.
Vou agora poder conhecê-la e, ficamos amigas a partir do dia 6/10/2010.
Um beijinho da Ana Costa, Nº 1, 6ºB

Anónimo disse...

Escritora Margarida:
Li o seu livro “Maria. Os segredos da irmã mais velha”, achei-o muito interessante! Identifico-me muito com a Maria, Tenho as mesmas opiniões.
Adoro a ideia das “tropas M” – Foi uma ideia de génio. Tenho mesmo que lhe dizer que esta colecção está a ser um sucesso na minha turma e na minha escola! E agora, com a chegada dos gémeos, Mariana e Manuel ainda melhor.
Estou a adorar os seus livros, porque agora ler vai ser um vício; graças a si. Fiquei a ter grande consideração por si. Pois é a minha autora favorita!!!
Obrigada!!!
Um forte abraço da Bárbara 6ºB

Anónimo disse...

O Nosso Clube de Teatro
Sinopse
Depois de Zé Pedro e Cristina assistirem a uma peça de teatro surgiu a ideia, um clube de teatro.
Cristina e Zé Pedro lembraram-se dos tempos em que frequentaram uma oficina de arte dramática na escola. Ele, à partida, tinha decidido estudar para seguir a via da engenharia mecânica, mas o seu sonho estava ligado às artes, naquilo que elas proporcionam de encantador. A ideia destes alunos do 11º ano era assim juntar algumas pessoas e criar uma mini companhia. Eles propunham-se fazer tudo, desde a criação de textos, à encenação e aos cenários e figurinos, a peça iria erguer-se com os esforços de todos. No entanto, alguns obstáculos aparecem pelo caminho e os dois amigos terão de ter muita iniciática e compreensão para concretizarem a ideia fantástica de serem actores.
Bárbara Nicole Meira Ribeiro, 6ª ano, nº 3

Anónimo disse...

Opinião sobre a obra “Maria Atravessa o Atlântico” da autora Margarida Fonseca Santos

Olá escritora Margarida Fonseca Santos, nós gostamos do seu livro “Maria Atravessa o Atlântico”, porque nos prepara para uma situação igual ou muito parecida. Esta obra é uma maneira divertida de nos ajudar a compreender as situações que nos podem surgir, no futuro.
Viajar, pode parecer algo excitante e maravilhoso, mas pode ter outras consequências.
Este livro ajuda-nos a pensar melhor sobre a ideia, de um dia deixarmos a nossa família, e irmos para outra cidade ou país continuar os estudos. O exemplo de Maria é a realidade para muitos jovens, que vão para o estrangeiro fazer “Erasmo” ou completar a sua especialidade.

De: Beatriz Cruz, Diana Ribeiro e Catarina Brás, 6º Ano Turma A

Anónimo disse...

“Maria Atravessa o Atlântico”

Sinopse
Maria é uma rapariga com 17 anos. Tem irmãos mais novos. Vive e estuda em Portugal, mas a sua escola permitiu-lhe ir estudar um ano para os Estados Unidos da América. Maria parte cheia de entusiasmo por ter uma nova escola, uma nova família e uma nova “irmã”. Mas pouco a pouco, começa a ficar nervosa, por deixar as pessoas que mais gosta em Portugal. Mas não deixa o nervosismo apoderar-se dela e acaba por partir para um novo ano no Estrangeiro.

Beatriz Cruz, Catarina Brás, Diana Ribeiro e Sara Morim, 6º A

Anónimo disse...

Olá escritora Margarida

O meu comentário é sobre o livro:
"Maria atravessa o Atlântico".

Eu achei o livro engraçado e divertido, com uma história que me cativou muito, por ser parecido com a vida real das pessoas. Tinha desenhos muito bonitos que me chamavam à atenção. A sua escrita é óptima e melhora o nosso vocabulário e a nossa maneira escrita.

Continue o bom trabalho.

Beijinhos da Beatriz Cruz.
6ºA Nº4

Anónimo disse...

Olá querida Margarida!
Quero dizer-lhe que adorei ler o seu livro "Histórias para Contar Consigo" seleccionei o episódio "A Fuga dos Lenços" que nos ensina a nunca desistir-mos daquilo que acredita-mos,mesmo que os outros não concordem, pois temos que seguir sempre o nosso coração e aquilo que nos faz sentir felizes.
As suas obras são sempre interessantes, pois transmitem grandes lições de vida.
Obrigada Margarida, espero que continue a publicar obras tão maravilhosas, como as que tem vindo a publicar.
Um beijinho de Diana Ribeiro 6ºA Nº6 Egas Moniz.

Margarida Fonseca Santos disse...

Meus queridos amigos... estou sem palavras!!! Em breve estaremos juntos e vamos poder falar de tudo e trocar ideias, mas queria muito agradecer-vos toda a atenção que deram aos livros (e falo também pela M João Lopo de Carvalho, co-autora dos 7 irmãos, e pela Rita Vilela, co-autora das Histórias Para Contar Consigo). Deixo-vos a promessa de vos dar a todos um abraço enorme!!! Até dia 6.
Um grande beijinho
Margarida

Anónimo disse...

Olá querida Margarida!

Na minha opiniao,acho o livro:"Mónica, a Maria-Rapaz"
um livro muito criativo, fala na vida de uma rapariga com problemas semelhantes aos nossos.

Esse livro deu-me muito gosto em ler e estou mortinho por ler muitos mais livros seus.

Até Quarta-Feira
Um grande abraço
Pedro Viegas, 6ºA Nº14

Anónimo disse...

Ola querida Margarida !

A minha opinião sobre o livro "Maria os segredos da irmã mais velha" é:antes de tudo , acho que o livro que escreveu , esta muito adquado para a nossa idade , esta muito interessante , divertido e segundo a biblioteca , tem vendido bastante dos seus livros .

No fim de ler este livro , achei que a escritora Margarida é a melhor escritora portuguesa .

Dou-lhe os parabéns por o seu imenso trabalho .

Até Quarta-feira e :
Um beijinho da Patricia,6ºA ,nº12.

Daniela Ribeiro disse...

Olá Margarida!

O meu comentário é sobre o livro "O nosso clube de teatro".

Acho o livro interessante e criativo pois foi o livro mais bonito que alguma vez já li.

Espero que continue a escrever livros com a mesma qualidade.

Um abraço da Daniela Ribeiro, nº 5 do 6ºA.

Anónimo disse...

Olá querida Margarida!

O coméntario que gostava de fazer é sobre o livro:Gémeos em sarilhos da coleção 7 irmãos.

Escritora Margarida adorei o seu livro achei-o muito engraçado e interessante.
Esse livro deixou-me encantada e cheia de vontade de ler todas as suas obras e tambem de encentivar outras pessoas a lê-las.

Espero que continue a escrever porque os seus livros são fantásticos.

Até Quarta-feira!

Beijinhos da Luana Cunha,nº9,6ºA Egas Moniz.

Anónimo disse...

Olá Querida Margarida !

o meu comentário é sobre o livro "Maria Atravessa o Atlântico"

Achei o seu livro engraçado e interssante, o que me cativou muito, é saber que é muito parcido com a minha vida, se soubesse que o meu irmão iria um ano inteiro para os estrageiro, sem nos poder visitar ia fiacar igual aos seis irmãos, dstroçada e infeliz.

espero que continue a escrever mais livros magníficos.
Muitos beijos Catarina Braz 6ºA N:1

Anónimo disse...

Histórias para conttar consigo

Nós alunos do 6ºB,lemos o livro "Histórias para contar consigo" e selecionamos o episódio "No sótão".

No episódio intitulado " O Sótão" a escritora Margarida permite-nos comparar a nossa imaginção a um local muito escondido,onde quase ninguém entra.
Clara,a personagem principal,guarda na sua memória os acontecimentos bons e maus que viveu na sua infância.Sempre que pode vai até ao sótão,refuziar-se nas suas vivencias do passado.
Mais tarde o marido pede a Clara,que lhe mostre o sótão e perante as dificuldades de abrir a porta,ele consegue explicar-lhe que para ser feliz,ela deve esquecre os maus momuntos e recordar apenas situações agradáveis.
Clara e o marido pretendem transmitir aos seus filhos que também eles podem construir um sótão dentro de si.

Tânia Filipa Sampaio,6ºB,nº19

Anónimo disse...

Chegou o dia 6, estamos ansiosos pelo encontro de logo à tarde.
Temos uma grande surpresa para as autoras que vêm hoje à nossa escola!

UM BEIJO DO 6ºA

Anónimo disse...

Margarida,estámos todos à sua espera.
Parece que o tempo não passa , talvez porque queremos muito encontrarmo-nos consigo,uma das autoras dos livros que nós tanto admirámos.

Um beijo e um abraço da Cláudia Barreira 6ºB Nº7

Anónimo disse...

Margarida, o dia 6 de outubro foi um dia que irei recordar durante toda a minha vida.Foi muito bom conhecela e ficar a saber as fontes da sua imginação as ideias e tambem descobrir como dificil é a vida de um escritore.

Beijinhos da Bárbara nº4 6ºb

Anónimo disse...

Margarida, o dia 6 de outubro foi um dia que irei recordar durante toda a minha vida.Foi muito bom conhecela e ficar a saber as fontes da sua imginação as ideias e tambem descobrir como dificil é a vida de um escritore.

Beijinhos da Bárbara nº4 6ºb

Anónimo disse...

Eu gostei do livro "Maria atravessa o Atlântico" porque achei que a Maria foi muito corajosa ao ter que decidir sair do seu país, para longe da sua família.
Tiago Lima, 6º E, nº20

João Magalhães (6ºE -nº14) disse...

A minha opinião é sobre o livro que li:«Maria atravessa o Atlântico».
Gostei da história mas pareceu-me que foi escrita a pensar principalmete nas raparigas. O livro é muito descritivo.
Se eu tivesse de ir para fora do meu país ia aproveitar para conhecer novas pessoas e novos lugares. De certeza que ia gostar muito.
Quanto à Maria, parece-me que não vai aguentar aquele tempo todo longe da família.

Anónimo disse...

Olá querida Margarida,

Queria dizer que a minha opinião sobre o livro " Maria atravessa o Atlântico " só podia ser a melhor, acho o livro fantástico!
É bastante cativante porque nos envolve do principio ao fim, acabámos por querer saber sempre mais.
É também um livro emocionante quando Maria se separa da família e se apaixona pelo professor.
Simplesmente adorei, espero que continue a ter a mesma imaginação, pois é uma coleção fantástica.

Beijinhos da

Bárbara Isabel Cruz, 6º D, nº 2

Anónimo disse...

olá,escritora Margarida.

Obrigada, por ter vindo à nossa escola. Foi muito bom poder ter vindo. Eu gostei da sua visita.

Continue o bom trabalho.

Beatriz Cruz, Nº4, 6ºA

Anónimo disse...

Olá escritora Margarida.

Obrigada por ter vindo à nossa escola. Adorei estar consigo. E adoro os seus livros.

Continue com o bom trabalho.

Beatriz Cruz, Nº4, 6ºA

Anónimo disse...

a minha opiniao sobre os livros e k eu adoro-os sao um maximo...
o k eu mais adorei foi: "Mónica,a Maria-rapaz" pk eu e ela temos muitas parçensas

Anónimo disse...

A minha opinião:
Também ando no segundo ciclo, achei os livros divertidos... Mas, de certa forma, acho que não retrata muito bem a vida de um jovem de catorze anos. Já estive mais longe de ter catorze, e acho que a altura em que pensava como o Miguel foi quando tinha uns nove ou dez anos.
Actualmente, já não leio livros deste género. Acho que cresci um pouco e que abandonei o género.
Mas no geral, os livros são divertidos e bem escritos, e acho que estão muito bem redigidos, tendo em atenção o publico alvo.

Unknown disse...

O MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

O MELHOR!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

O melhor!

Anónimo disse...

Adorei o livro