Todo um
conjunto de ações foram seguidas para que a atividade tivesse uma boa aceitação
junto dos alunos, uma vez que era algo de diferente, original e bastante
trabalhoso. Assim logo no início houve a preocupação com a organização dos
alunos, a distribuição de tarefas e calendarização, bem como a realizada da
planificação do trabalho de cada grupo, de modo a abordar a temática sobre a
qual se iria organizar o friso cronológico - política.
A professora
bibliotecária, em conjunto com a professora da disciplina, Ana de Belém
Almeida, pré-selecionou um conjunto de fontes (bibliográficas e online) que
serviram de base ao trabalho dos alunos.
Os
alunos deslocaram-se à biblioteca e, com o auxílio da professora e da
professora bibliotecária, analisaram e filtraram a informação relacionada com o
tema, descartando o que não era relevante.
De seguida, realizou-se
uma avaliação formativa do trabalho que foi discutida com os alunos. A
professora bibliotecária preparou a informação necessária para a utilização do
software para a construção do friso cronológico, tendo-se selecionado o Timeglider
(http://timeglider.com/)
uma vez que alguns dos frisos analisados não eram gratuitos e outros eram muito
pouco intuitivos para o utilizador e/ou com potencialidades inferiores.
Aquando da
realização da linha do tempo a professora bibliotecária explicou brevemente o
seu funcionamento aos alunos e com o auxílio da mesma estes construíram o friso
cronológico no referido software.
No final da
sua construção os alunos enviaram para o email da biblioteca o link gerado pelo
software que foi partilhado no blogue da biblioteca. Os produtos resultantes
são objeto de tratamento documental por parte da equipa da biblioteca.
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